"MR. BASSIE"
Nascido em Kingston no ano de 1951, Horace "Sleepy" Andy é atualmente considerado dono da voz mais autêntica dentre as personalidades do reggae. Começou sua carreira com o álbum "Blackman's Country" e "I May Never See My Baby", ambos gravados em 1967, produzidos por Phil Pratt. Sleepy como era conhecido na época tinha apenas 17 anos. Mas só anos depois, quando conheceu o lendário produtor Clemend "Coxsonne" Dodd, sua obra ganhou força mesmo. Clássicos como "Skylarking", "See a Man's Face" e "Every Tongue Shall Tell", que representam bem essa fase iluminada, foram posteriormente gravados no LP "Skylarking" com o selo Studio One de Coxsonne. A voz de Horace Andy estava estreitamente associada ao Dub, seus harmoniosos falsetes serviram de base musical para diversos trabalhos dos novos artistas do gênero. Durante a primeira metade dos anos 70, Horace já tinha trabalhado com vários produtores de alto escalão como: Bunny Lee, Tappa Zukie, King Tubby, Derrick Harriot e chegou a gravar com Aston Barret junto com The Wailers. Sucessos que foram adicionados aos sound-systems e permaneceram ali por muitos anos.
Em 1977, uma série de sessões com o produtor Everton DaSilva (nome de brasileiro, mas é jamaicano também) resulta no fantástico disco "In The Light" (que também teve sua versão Dub), chegando a ser taxado como seu mais importante disco. Muitos especulavam que DaSilva e Horace tinham formado uma grande parceria, que daria "belos frutos". Infelizmente isso não chegou a acontecer, pois a jovem parceria foi interrompida dois anos depois, com o assassinato de Everton DaSilva, em 1979.
Na década de 80, o reggae tinha marcado seu território na ilha e já tinha vários seguidores. Agora muitos produtores queriam novamente a voz de Andy para seus trabalhos, assim foi com King Jammy (filho de King Tubby), com os irmãos Sly & Robbie e com o novato Bobby Digital. Nesta fase surgem as primeiras experiências com sintetizadores e efeitos digitais nas canções do cantor jamaicano. E foi com o cd "Dance Hall Style" que o selo novaiorquino Wackies se apresenta impressionando muitos da crítica.
O disco que vou postar é de sua fase, crucificada por muitos e ao mesmo tempo elogiada por tantos, os anos 90. Horace Andy já estava sobrevoando com certa franqueza nos ares da era digital. Respeitosas produções marcaram essa arrojada fase. Uma delas com o inglês Mad Professor, em "From The Roots", outra com Mafia & Fluxy, no raríssimo album "Horace Andy Sings Bob Marley" e a digna desse post: "Mr. Bassie". Neste álbum, de 1998, os destaques são: "Ain't No Sunshine", música de Bill Withers, de 1971, que foi regravada por vários artistas; "New Broom", que até Jorge Du Peixe, em seu projeto paralelo Los Sebozos Postizos, toca em seus shows; "Funny Man" e "Mr. Bassie", também são ótimas. Horace Andy passeia tranquilo no deserto que é o reggae: Sem fronteiras e cheio de miragens!
Dê o play, macaco!
"[1998] Mr. Bassie"
1. Horace Andy - Fever (3:46)
2. Horace Andy - Mr. Bassie (4:09)
3. Horace Andy - Mother And Child Reunion (2:42)
4. Horace Andy - Conscious Dreadlocks (2:16)
5. Horace Andy - Oh Lord,Why Lord (3:06)
6. Horace Andy - Child Of The Ghetto (2:23)
7. Horace Andy - Ain't No Sunshine (1:53)
8. Horace Andy - New Broom (2:47)
9. Horace Andy - Come Into My Life (2:39)
10. Horace Andy - I May Never See My Baby (2:44)
11. Horace Andy - See A Man's Face (2:27)
12. Horace Andy - Slacky Tidy (3:13)
13. Horace Andy - Just Don't Want To Be Lonely (2:43)
14. Horace Andy - Funny Man (2:51)
Nascido em Kingston no ano de 1951, Horace "Sleepy" Andy é atualmente considerado dono da voz mais autêntica dentre as personalidades do reggae. Começou sua carreira com o álbum "Blackman's Country" e "I May Never See My Baby", ambos gravados em 1967, produzidos por Phil Pratt. Sleepy como era conhecido na época tinha apenas 17 anos. Mas só anos depois, quando conheceu o lendário produtor Clemend "Coxsonne" Dodd, sua obra ganhou força mesmo. Clássicos como "Skylarking", "See a Man's Face" e "Every Tongue Shall Tell", que representam bem essa fase iluminada, foram posteriormente gravados no LP "Skylarking" com o selo Studio One de Coxsonne. A voz de Horace Andy estava estreitamente associada ao Dub, seus harmoniosos falsetes serviram de base musical para diversos trabalhos dos novos artistas do gênero. Durante a primeira metade dos anos 70, Horace já tinha trabalhado com vários produtores de alto escalão como: Bunny Lee, Tappa Zukie, King Tubby, Derrick Harriot e chegou a gravar com Aston Barret junto com The Wailers. Sucessos que foram adicionados aos sound-systems e permaneceram ali por muitos anos.
Em 1977, uma série de sessões com o produtor Everton DaSilva (nome de brasileiro, mas é jamaicano também) resulta no fantástico disco "In The Light" (que também teve sua versão Dub), chegando a ser taxado como seu mais importante disco. Muitos especulavam que DaSilva e Horace tinham formado uma grande parceria, que daria "belos frutos". Infelizmente isso não chegou a acontecer, pois a jovem parceria foi interrompida dois anos depois, com o assassinato de Everton DaSilva, em 1979.
Na década de 80, o reggae tinha marcado seu território na ilha e já tinha vários seguidores. Agora muitos produtores queriam novamente a voz de Andy para seus trabalhos, assim foi com King Jammy (filho de King Tubby), com os irmãos Sly & Robbie e com o novato Bobby Digital. Nesta fase surgem as primeiras experiências com sintetizadores e efeitos digitais nas canções do cantor jamaicano. E foi com o cd "Dance Hall Style" que o selo novaiorquino Wackies se apresenta impressionando muitos da crítica.
O disco que vou postar é de sua fase, crucificada por muitos e ao mesmo tempo elogiada por tantos, os anos 90. Horace Andy já estava sobrevoando com certa franqueza nos ares da era digital. Respeitosas produções marcaram essa arrojada fase. Uma delas com o inglês Mad Professor, em "From The Roots", outra com Mafia & Fluxy, no raríssimo album "Horace Andy Sings Bob Marley" e a digna desse post: "Mr. Bassie". Neste álbum, de 1998, os destaques são: "Ain't No Sunshine", música de Bill Withers, de 1971, que foi regravada por vários artistas; "New Broom", que até Jorge Du Peixe, em seu projeto paralelo Los Sebozos Postizos, toca em seus shows; "Funny Man" e "Mr. Bassie", também são ótimas. Horace Andy passeia tranquilo no deserto que é o reggae: Sem fronteiras e cheio de miragens!
Dê o play, macaco!
"[1998] Mr. Bassie"
1. Horace Andy - Fever (3:46)
2. Horace Andy - Mr. Bassie (4:09)
3. Horace Andy - Mother And Child Reunion (2:42)
4. Horace Andy - Conscious Dreadlocks (2:16)
5. Horace Andy - Oh Lord,Why Lord (3:06)
6. Horace Andy - Child Of The Ghetto (2:23)
7. Horace Andy - Ain't No Sunshine (1:53)
8. Horace Andy - New Broom (2:47)
9. Horace Andy - Come Into My Life (2:39)
10. Horace Andy - I May Never See My Baby (2:44)
11. Horace Andy - See A Man's Face (2:27)
12. Horace Andy - Slacky Tidy (3:13)
13. Horace Andy - Just Don't Want To Be Lonely (2:43)
14. Horace Andy - Funny Man (2:51)
salve MartínCueto