O Bad Brains é uma banda de hardcore, que nasce de um projeto de reggae e jazz fusion, inspirado em Bob Marley, chamado Mind Power, formada pelo vocalista Sid McCray, o guitarrista Dr. Know, o baixista Darryl Jenifer e o baterista Earl Hudson. Ainda em 1978, o vocalista Sid McCray apresenta a sonoridade punk dos Sex Pistols para o resto da banda, que já andava escutando Black Sabbath. Daí então a banda acreditou que a chave para a inovação e a criação de uma sonoridade própria estaria no sincretismo entre o punk e o ritmo jamaicano. Evidentemente, as influências que obtiveram naqueles anos como Zeppelin, Eater, e Clash mudaram toda a percepção da banda. McCray saiu do grupo para a entrada do vocalista HR, irmão de Earl Hudson, e em 1978 mudaram de nome para Bad Brains. No começo de 1979, o Bad Brains assistiu um show de (nada mais nada menos que) Bob Marley, o que eles consideraram um momento divino. Foi neste mesmo ano que os integrantes adotaram a filosofia de vida Rastafari. Depois de passar um ano tocando nos arredores de Washington, cidade natal, partiram para Nova York. Lá, gravaram o primeiro single em 1980, “Pay To Cum”. Lançaram então o primeiro álbum homônimo pela ROIR, apenas em fita cassete. Prensado em poucas cópias, a edição limitada prejudicou a distribuição. Na contracapa, uma nota de Adam Yauch, do Beastie Boys: "o melhor álbum de punk/hardcore de todos os tempos" (Yauch é o produtor de Build a Nation, de 2007).
As músicas “Big Takeover” e “Sailin” se destacaram e no ano seguinte a banda foi convidada a gravar um LP num estúdio em Boston. Em seguimento ao lançamento da fita, o grupo lançou outros outros EP’S até que são contratados pela gravadora PVC lançando logo em seguida o clássico álbum 'Rock For Light', que foi produzido por Ric Ocasek (ex-integrante do grupo new-wave The Cars). “Rock For Light” saiu no mesmo ano pela PVC e, mesmo com uma distribuição limitada dos discos, a banda já tinha um público fiel.
Mesmo assim, os anos seguintes foram difíceis para a banda. Prejudicada pela má distribuição dos discos e um fraco agendamento de shows, o círculo de seguidores pouco se expandia. Em seis anos, eles só conseguiram lançar dois álbuns, “I Against I”, em 1986 e “Quickness”, em 1989, este mais próximo do heavy metal, e que acabou gerando conflitos internos na banda. HR e Earl queriam continuar mais próximos do reggae, ao contrário do resto da banda. Entre os dois álbuns, HR chegou a lançar um disco solo, “Singin’ In The Heart”. O resultado foi a saída dos irmãos, que foram substituídos por Israel Joseph-I e Mackie Jayson. A mudança parecia ser promissora, eles conseguiram fechar o primeiro contrato com uma grande gravadora, a Maverick Records. Em 1993, saiu o esperado álbum “Rise”, que foi muito criticado e deu início a mais crises na banda. A gravadora resolveu apostar novamente no Bad Brains, só que desta vez com os irmãos HR e Earl de volta. A formação original gravou “God Of Love”, em 1995, mas o disco obteve péssimas críticas e vendas fracas. HR e Earl saíram mais uma vez e a Maverick decidiu não investir mais no Bad Brains. O pior foi que a gravadora entrou com um processo pelo direito do nome da banda e venceu. A partir daquele momento, eles não podiam mais usar Bad Brains e precisaram parar de tocar.
A volta do grupo aconteceu em 2000, com a formação original e o nome de Soul Brains. Como o forte do grupo sempre foi os shows, apostaram em discos ao vivo. Eles saíram em turnê, mesmo sem um novo trabalho e lançaram o disco “Live at the Marine Hall: San Francisco”, gravado durante os shows. Em 2001, saiu também um single, “On Like Popcorn”. No ano seguinte, foi lançado o disco de DUB “I & I Survived”. A banda também relançou alguns EP's raros da época como o "Black Dots" e o "Omega Sessions",o último lançamento da banda foi a coletânea "Banned In D.C:The Greatest Riffs". O músico, Dr. Know apresentou-se como F.V.K (uma das músicas da banda), com a participação do ex-vocalista do Cro Mags, Harley, apresentando só músicas antigas do Bad Brains. No fim de 2006, a banda voltou com a formação original para os últimos shows na casa CBGB. Com o sucesso da apresentação, a banda voltou de vez e lança o álbum de inéditas, Build A Nation, produzido por Adam Yauch, integrante do Beastie Boys. A banda agora é contratada da gravadora Megaforce Records, famosa por suas bandas de metal core.
Bad Brains influenciou principalmente a geração da cena alternativa dos anos 90, não só a norte-americana mas a global. Os Beastie Boys obviamente nos EUA, e o Planet Hemp no Brasil são alguns exemplos.
1. Bad Brains - Give Thanks And Praises (2:25)
2. Bad Brains - Jah People Make The World Go Round (2:09)
3. Bad Brains - Purelove (0:56)
4. Bad Brains - Natty Dreadlocks 'Pon The Mountain Top (3:31)
5. Bad Brains - Build A Nation (1:44)
6. Bad Brains - Expand Your Soul (2:49)
7. Bad Brains - Jahlove (3:07)
8. Bad Brains - Let There Be Angels (Just Like You) (2:27)
9. Bad Brains - Universal Peace (3:04)
10. Bad Brains - Roll On (4:04)
11. Bad Brains - Until Kingdom Comes (3:19)
12. Bad Brains - In The Beginning (1:32)
13. Bad Brains - Send You No Flowers (2:31)
14. Bad Brains - Peace Be Unto Thee (3:54)
salve TrabalhoMental