RUTERA

wazagoo
"FOGO DO CRIADOR"


Finalmente chego, correndo orgulhoso, com uma requintada obra brasileira em mãos. Há algum tempo não adquiria algo que me animasse, que me mostrasse a crescente do reggae-raíz em solos brazuca. A última pedrada que tomei, sem saber de onde veio, foi lançada pelas mãos do Jamaica Groove. Esta obra-prima é vinda diretamente do sul do país, colhida e curada no Rio Grande do Sul. Terra de gente esperta, onde grandes guerreiros lutam pra fortalecer o reggae e suas vertentes culturais e filosóficas!

Rutera, como o nome sugere, é uma banda que cavalga sobre a espessa tundra do roots reggae. Se destacam pelo equilíbrio entre os elementos básicos de sua musicalidade. O primeiro disco, independente, chamado "Fogo do Criador" (de 2009), apresenta a banda ao mundo com temas que espalham a sabedoria e espiritualidade em Jah! O que você irá encontrar aqui são: cadências bem tratadas, métricas bem adminstradas, mensagens bem pensadas e vibração bem direcionada. Os vocais possuem o timbre ideal para tal proposta. Pitacos aprofundados pelo dub também são destaque, deixam o som com características próprias, tornando o disco agradável, leve e não-cansativo - fatores clichês que acabam matando diversas bandas nacionais. Trazem também uma formidável versão "aportuguesada" do clássico de Burning Spear, "Slavery Days". Outros recursos são devidamente empregados no disco: escaletas temperam fortes canções, o baixo dita a marcha, bateria dá forma sem deixar lacunas e a guita marca o ritmo sem exagerar na dose.

Com raízes que ultrapassam fronteiras, a banda Rutera vêm ganhado reconhecimento e espaço em diversos festivais ao redor do mundo - correram a África com sua primeira turnê internacional. Com três faixas de dub, acertam mais que o alvo, ouvintes adubados também serão atingidos. Algumas faixas me conquistaram logo de cara, como "Alegria dos Justos", "Os Últimos Serão Os Primeiros", a citada "Escravidão (Slavery Days)" e a que dá título ao disco "Fogo do Criador". Descubram o que o Brasil tem a oferecer, sem cobrar nada mais que sua atenção! Força ao reggae, brasileiro ou não!




Dê o play, macaco!
"[2009] Fogo do Criador"
senha: oficinademacacos.blogspot.com

1. Rutera - Fogo Do Criador (4:13)
2. Rutera - Abrigo Do Povo (4:55)
3. Rutera - Alegria Do Justo (5:14)
4. Rutera - Os Últimos Serão Os Primeiros (4:18)
5. Rutera - Compreender (4:03)
6. Rutera - Xamano Ruba Dub (4:53)
7. Rutera - Música Do Rei (4:00)
8. Rutera - Escravidão (Slavery Days) (5:19)
9. Rutera - Alegria Dub (5:09)
10. Rutera - Dub Do Criador (5:12)



~integrantes:
Pablo See a Rasta (vocal, escaleta e baixo)
Isma Dubens (guitarra)
Gabriel Abreu (guitarra solo)
Martina Rutera (backing vocals)
Leo Snarf (bateria)
Oiram Seraos (teclado)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.