Existem diversas maneiras de um trabalho atingir seu objetivo plenamente: pela qualidade sonora, pela arte gráfica dos encartes e capa, pelas influências proporcionadas ao seu meio, por retratar algum tipo de movimento social/cultural, ou pela criatividade envolvida no projeto desde seu fomento. Neste caso, com o iluminadíssimo projeto "Thru You", a satisfação se dá principalmente pela ultima diretriz: a criatividade! Primo por demais a originalidade mórbida contextualizada por mentes criativas. Numa era onde o óbvio predomina, são raras as tacadas que atingem mais que o alvo - muitos projetos mal têm mira, as chamadas "músicas descartáveis". Preparem-se para algo inimaginável, inacreditável até mesmo depois de entender sua concepção.
Desta vez, o produtor multi-instrumentista israelense Kutiman, retirou "leite de pedra". Ordenhou centenas de vídeos amadores da maior pedra da rede, chamada Youtube, reorganizou e pasteurizou, com a mais nutritiva nata, 7 faixas vibrantes e compenetradas. Imagine só, criar beats e hits de onde nem os próprios colaboradores seriam capazes de imaginar. Uma colagem sonora sem precedentes, de dar água no ouvido e comichão na mente! Diferente do, também ótimo, trabalho multiétnico do Playing For Change, este não continha nada premeditado, nada pre-montado. Aqui, Kutiman simplesmente reuniu diversos takes já construídos e os demoliu artísticamente, formulando algo totalmente inédito. Isto é criatividade, oportunismo visionário, utopia virtual. A repercussão foi tamanha que figurou no "The 50 Best Inventions of 2009" da revista Time. A coisa é fina e o peso é pesado!
O disco abrange incontáveis participações especiais, por isso o resultado é um álbum bem eclético, que passa pelo Blues, Drum'n'bass, R&B, Pop, Breakbeat, Hip-Hop e, claro, pelo ilustríssimo Reggae. Além de ilustrar a destreza do próprio Kutiman, que, em míseros 2 meses, teve que fantasiar toda essa zorra de forma civilizada, mostra também as infinitas asas que a música pode ter. Cada colaborador batendo sua própria asinha sem saber onde esse vôo poderia chegar. Aqui chegou, neste projeto primoroso, que deixará você e muitos outros estupefatos e invejados. Ao meu ver, somente pela idéia inicial já conquistaria multidões e, assim, venderia à rodo. Mas, até neste ponto Kutiman foi fantástico, pois o disco foi disponibilizado gratuitamente. E não poderia ser diferente, afinal a materia-prima é fruto da rede, livres de direitos autorais. A qualidade da masterização é limitada, ganhando charme também por se parecer com pérolas que brilham somente nos mais belos LPs e afins. Recomendo urgentemente o download e, não com menos pressa, a visita ao site oficial do projeto para poder visualizar tal feito para que seja convencido mais facilmente. Respeite o Youtube, respeite Kutiman e respeite todas as possibilidades cabidas à música e seus meios ou fins. Seja criativo também e não deixe de espalhar sua mensagem! Salve Kutiman!
1. Kutiman - Mother Of All Funk Chords (3:36)
2. Kutiman - This Is What It Became (4:06)
3. Kutiman - I'm New (6:21)
4. Kutiman - Babylon Band (4:12)
5. Kutiman - Someday (3:38)
6. Kutiman - Wait For Me (4:01)
7. Kutiman - Just A Lady (3:26)
8. Kutiman - About* (1:29)
2. Kutiman - This Is What It Became (4:06)
3. Kutiman - I'm New (6:21)
4. Kutiman - Babylon Band (4:12)
5. Kutiman - Someday (3:38)
6. Kutiman - Wait For Me (4:01)
7. Kutiman - Just A Lady (3:26)
8. Kutiman - About* (1:29)