Outkast! Sim, aquela banda do clipe batido na (M)TV, cantando qualquer coisa de chapinha. Acalme-se e não se engane pelas impressões momentâneas que os trouxeram a superfície do mainstream. Prepare-se para, assim como eu, sobrepor a imagem banal da dupla Outkast com seu mais honroso trabalho. Alguns são valorizados pela evolução notável, outros pelo vibrante fôlego e a sorte de iniciantes. Andre Benjamin e Antwan Patton, fundadores do Outkast, demonstram contato íntimo com o Hip-Hop, sempre de uma forma tranquila, precisa e agradável. Num tempo onde o preconceito é constantemente desmascarado, não deixemos velhos olhares cegarem previamente o alcance de um artista. Aos teimosos, fica a constatação de que venderam a humilde bagatela de 20 milhões de discos nos EUA. Respeito e caldo de galinha não faz mal a ninguém!
Em "Aquemini", de 1998, Outkast exala o mais louvável tratamento com a música do gueto. Tirando um retrato fiel de toda cena do final do milênio, servida de bons e promissores MCs, produtores, DJs e versadores - muitos que, ainda hoje, mantêm a corrente forte. Firmando a satisfação geral, incluindo desde os bondes adolescentes de bom gosto, até os mais assíduos caçadores de B-sides, anexei ao post a versão instrumental do disco. "Aquemini", seu terceiro disco oficial, sugere uma contestada e ardilosa missão aos manos de Atlanta. Reputação aqui é relativa! Dependente claramente do tempo, e obscuramente de todo o resto, viraram referência e influenciaram toda uma acanhada geração. Outkast e sua leva de parceiros, construiram a sua reputação com os sentimentos à flor da pele, assim como pede o figurino da "turma da boa rima". Sem perder a linha nem por um momento, carregam o som com farpas e brasas da realidade dos guetos. Tanto clamando ao verdadeiro amor quanto mencionando as tretas e desprazeres oferecidos pelo sistema suicida.
Um disco que remete o peso e grito de protesto presentes numa verdadeira obra de Hip-Hop. Seu flow é, ao mesmo tempo, sereno e rebelde, ostensivo e discontraído. Ao longo do disco inúmeras participações importantes são repartidas. Na incansável faixa de Ruben Bailey, "Liberation", as então novatas, Erykah Badu e Cee-Lo, chegam pra causar orgulhoso espanto. Na fantástica "SpottieOttieDopaliscious", aparecem Andrea Nivet e Delvida Flaherty, nos vocais e, nas seção de metais, Darian Emory e Jerry Freeman Jr., preenchem o som de forma irreparável. "Return of The G", de Charles Veal, derruba a porta logo de cara, tomando sua atenção de assalto. "Rosa Parks", nomeada ao grammy em 1999, apresenta Mr. DJ, nos scratches e ao seu lado, na harmônica discreta e essencial, Pastor Robert Hodo. Outra contribuição de peso é a de Preston "P Groover" Crump e seu 'baixo treme-terra'. Vejam todas as participações aqui! Sem jogar conversa fora, este nada mais é que um disco quase infalível aos amantes do rap consciente, de mensagem e sonoridade apurada. Diferenciado, constante, confortável, sagaz e é, desde sua concepção, bem alinhado e com mira afiada. Desfrute de mais uma pedrada underground de originalidade inefável!
Em "Aquemini", de 1998, Outkast exala o mais louvável tratamento com a música do gueto. Tirando um retrato fiel de toda cena do final do milênio, servida de bons e promissores MCs, produtores, DJs e versadores - muitos que, ainda hoje, mantêm a corrente forte. Firmando a satisfação geral, incluindo desde os bondes adolescentes de bom gosto, até os mais assíduos caçadores de B-sides, anexei ao post a versão instrumental do disco. "Aquemini", seu terceiro disco oficial, sugere uma contestada e ardilosa missão aos manos de Atlanta. Reputação aqui é relativa! Dependente claramente do tempo, e obscuramente de todo o resto, viraram referência e influenciaram toda uma acanhada geração. Outkast e sua leva de parceiros, construiram a sua reputação com os sentimentos à flor da pele, assim como pede o figurino da "turma da boa rima". Sem perder a linha nem por um momento, carregam o som com farpas e brasas da realidade dos guetos. Tanto clamando ao verdadeiro amor quanto mencionando as tretas e desprazeres oferecidos pelo sistema suicida.
Um disco que remete o peso e grito de protesto presentes numa verdadeira obra de Hip-Hop. Seu flow é, ao mesmo tempo, sereno e rebelde, ostensivo e discontraído. Ao longo do disco inúmeras participações importantes são repartidas. Na incansável faixa de Ruben Bailey, "Liberation", as então novatas, Erykah Badu e Cee-Lo, chegam pra causar orgulhoso espanto. Na fantástica "SpottieOttieDopaliscious", aparecem Andrea Nivet e Delvida Flaherty, nos vocais e, nas seção de metais, Darian Emory e Jerry Freeman Jr., preenchem o som de forma irreparável. "Return of The G", de Charles Veal, derruba a porta logo de cara, tomando sua atenção de assalto. "Rosa Parks", nomeada ao grammy em 1999, apresenta Mr. DJ, nos scratches e ao seu lado, na harmônica discreta e essencial, Pastor Robert Hodo. Outra contribuição de peso é a de Preston "P Groover" Crump e seu 'baixo treme-terra'. Vejam todas as participações aqui! Sem jogar conversa fora, este nada mais é que um disco quase infalível aos amantes do rap consciente, de mensagem e sonoridade apurada. Diferenciado, constante, confortável, sagaz e é, desde sua concepção, bem alinhado e com mira afiada. Desfrute de mais uma pedrada underground de originalidade inefável!
Dê o play, macaco!
"[1998] Aquemini + Instrumentals"
senha: oficinademacacos.blogspot.com
1. OutKast - Hold On, Be Strong (1:11)
2. OutKast - Return Of The 'G' (4:49)
3. OutKast - Rosa Parks (5:24)
4. OutKast - Skew It On The Bar-B (3:15)
5. OutKast - Aquemini (5:19)
6. OutKast - Synthesizer (5:11)
7. OutKast - Slump (5:08)
8. OutKast - West Savannah (4:03)
9. OutKast - Da Art Of Storytellin' (Part 1) (3:42)
10. OutKast - Da Art Of Storytellin' (Part 2) (2:47)
11. OutKast - Mamacita (5:52)
12. OutKast - SpottieOttieDopaliscious (7:06)
13. OutKast - Y'All Scared (4:50)
14. OutKast - Nathaniel (1:09)
15. OutKast - Liberation (8:45)
16. OutKast - Chonkyfire (6:10)
~integrantes:
Bass – Preston Crump
Executive Producer – Antonio M. Reid, Kenneth B. Edmonds, ONP, OutKast
Mastered By – Brian "Big Bass" Gardner
Mixed By – NealHPogue
Photography – Tom Smugala
Producer – David "Mr. DJ" Sheats, Organized Noize, OutKast
Recorded By – Bernasky Wall, Blake Eiseman, John Frye, NealHPogue*, Ralph Cacciurri, Ryan Williams