BURNING SPEAR: MARCUS GARVEY + GARVEY'S GHOST

wazagoo

Como costumo dizer, existem varias maneiras de um material tomar minha atenção e fomentar um novo post como forma de tributo. O relicário cantado que vos trago hoje marca sua presença devido a importância alcançada no decorrer do tempo. Burning Spear é a bola da vez e, desta vez, com uma edição remasterizada do seu álbum clássico dos clássicos "Marcus Garvey + Garvey's Ghost". Pra quem conhece quaisquer palavras serão falhas. Pra quem nunca ouviu, preparem as lágrimas e adjetivos! Obra-prima facilmente apontada como porta-estandarte do Roots Reggae e tudo que este engloba!

Hoje tal preciosidade é dimensionada como um dos mais valorosos trabalhos de todo universo do Reggae. Integralmente envolvido com a causa, seu efeito atingiu mais que valências espirituais ou filosóficas. Fez milhares de pessoas dançarem numa única vibração, sob um só propósito: louvar e agradecer através da música. "Marcus Garvey", seguido de sua versão Dub, "Garvey's Ghost", surgiu como uma flecha flamejante no céu de 1975. Trouxe Burning Spear ao destaque neste céu forrado de supernovas como Wailers, Maytals, Abyssinians e Skatalites. Na flecha uma mensagem expansiva e revolucionária que hoje é disseminada e exaltada por multidões jamais imaginadas na sua origem. Com preceitos rastafári, trazendo muito mais que o óbvio, o alvo tomou proporções continentais. A sonoridade do disco conquista em definitivo os tímpanos mais enjoados.

Olhando mais de perto, vemos figurinhas de carimbo oficial no elenco. Na metaleira Vin Gordon, Bobby Ellis, Herman Marquis e Dity Harry. Na cozinha rítmica, o baterista Leroy Wallace e participações dos baixistas notáveis Aston Barret e Robbie Shakespeare. Ainda com importantes mãozinhas de Earl Chinna Smith, Tyrone Downie e produção de Errol Thompson. Disco merecedor de todo respeito e gratidão dos verdadeiros regueiros guerreiros! Poderosas faixas são facilmente apontadas como destaques, mas deixo esta tarefa para cada um. Recomendo que ouçam o disco inteiro atentando-se para cada respectiva versão Dub. Desvie das que nada acrescenta e se deixe atingir por esta flecha abençoada pela palavra de Jah! Jah bless, monkeys!



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Burning Spear - Marcus Garvey (3:27)
2. Burning Spear - Slavery Days (3:34)
3. Burning Spear - The Invasion (3:21)
4. Burning Spear - Life Good (3:14)
5. Burning Spear - Give Me (3:10)
6. Burning Spear - Old Marcus Garvey (4:03)
7. Burning Spear - Jordan River (2:59)
8. Burning Spear - Red, Gold And Green (3:13)
9. Burning Spear - Resting Place (3:10)
10. Burning Spear - The Ghost (3:56)
11. Burning Spear - I And I Survive (3:54)
12. Burning Spear - Black Wa-Da-Da (3:53)
13. Burning Spear - John Burns Skank (3:48)
14. Burning Spear - Brain Food (3:11)
15. Burning Spear - Farther East Of Jack (4:26)
16. Burning Spear - 2000 Years (3:48)
17. Burning Spear - Dread River (3:13)
18. Burning Spear - Workshop (4:34)
19. Burning Spear - Reggaelation (3:43)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.