BLACK MERDA: THE FOLKS FROM MOTHER'S MIXER

wazagoo

Merda pouca é bobagem, música pouca também. A banda norte-americana, Black Merda é (mais) um curioso caso que só acontece no cenário musical. É bom deixar claro que o sentido correto veio de "Black Murder" (algo livremente traduzido como "Assassinato Negro"). Talvez nem conhecessem a palavra, ou palavrão, brasileiro - mas em terras de língua portuguesa é conhecida por "Black Merda" mesmo. Pouco importa além da inusitada escolha vocabular, afinal este não seria jamais um adjetivo para o trabalho da banda. Pelo contrário. Formada em Detroit, nascida em meados de 1960, é considerada a (atenção!) a "primeira banda totalmente negra do rock". Só por isso já valeria o ingresso. "O que os negros teriam para o rock?". Logo, em poucos anos, outros grandes nomes responderiam definitivamente bem tal questão. Um deles é um tal de Jimi Hendrix, que por sua vez, com suas paletadas marcantes, revelou sua identidade e fascínio pelo som do Black Merda!

A pegada carrega fortes traços do Soul, mas sempre com aquele groove pesado e preciso que só os autênticos blacks fazem (ou não?). Outra característica que fica a frente dos bois são os timbres e distorções psicodélicos. Ao ouvir irá lembrar inevitável e inquietamente do tal Hendrix citado anteriormente. São, respeitando as particularidades, igualmente incríveis. A banda era formada essencialmente pelos irmãos Anthony e Charles Hawkins, ambos guitarristas, o baixista VC Veasey L. e mais Hite Tyrone na bateria. Lançaram dois discos oficialmente: o primeiro é de 1970, que leva o mesmo nome da banda, "Black Merda"; o segundo, de 1972, é o "Long Burn The Fire". Em 2005 uma grande ideia virou coletânea, graças a Chess Records. Juntaram os dois discos completos em uma reedição remasterizada. Os macacos de nossa Oficina agradecem freneticamente, largando a banana-prata de lado, batendo palmas e assobiando ao mesmo tempo. "The Folks From Mother's Mixer" é uma coletânea indispensável para os amantes tanto do Rock'n'Roll, quanto do 70's Funk - e todas as "negrices" da música. Eu diria, aproveitando novamente dos termos e rótulos, que tal trabalho deve ser catalogado com as etiquetas "Deep-Hard-Funk-Rock" e/ou "Old But Gold" em sua coleção. Largue tudo de lado e ouça rapidamente este pepita norte-afro-americana de altíssimo nível!

"[...] Depois a banda chegou ao nome Black Murder (sugerido por Veasey) como uma crítica sobre a violência dentro da cidade, uma realidade vivida por muitos afro-americanos durante esse período. Considerando que muitos jovens negros estavam naquele momento a serem mortos pela polícia (além da Ku Klux Klan e outros grupos radicais), Veasey quis escolher um nome que poderia ser um lembrete chocante para o todos sobre a calamitosa situação. A ortografia foi mais tarde modificada para Black Merda (sugerida por Anthony), seguindo o sotaque afro-americano da palavra "murder", mantendo o tema original." +info em Dirty Funky Situation



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

~CD1: Black Merda - 1970
1. Black Merda - Prophet (2:54)
2. Black Merda - Think Of Me (2:33)
3. Black Merda - Cynthy-Ruth (3:05)
4. Black Merda - Over And Over (5:31)
5. Black Merda - Ashamed (3:52)
6. Black Merda - Reality (2:01)
7. Black Merda - Windsong (4:14)
8. Black Merda - Good Luck (3:46)
9. Black Merda - That's The Way It Goes (3:16)
10. Black Merda - I Don't Want To Die (3:52)
11. Black Merda - Set Me Free (0:31)

~CD2: Long Burn The Fire - 1972
1. Black Merda - For You (4:41)
2. Black Merda - The Folks From Mother's Mixer (4:13)
3. Black Merda - My Mistake (5:28)
4. Black Merda - Lying (4:28)
5. Black Merda - Long Burn The Fire (3:23)
6. Black Merda - Sometimes I Wish (3:46)
7. Black Merda - I Got A Woman (4:57)
8. Black Merda - We Made Up (3:40)

~salve @TamiresSantiago e DirtyFunkySituation

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.