Ter amigos músicos, diz uma querida amiga, nos possibilitam a audição, muita vezes, em primeiríssima mão, de alguns trabalhos. Acompanho o desenvolvimento desse projeto faz algum tempo e sempre, desde as primeiras audições “precárias” de celular, achei que um novo poeta chegou com força ao cenário musical. Ótimo trabalho para um estreante cercado de feras.
"Malvado Canto" é álbum de canções com uma linha coerente de passagens afetivas em seus acertos, desacertos, regozijos, lamentos e angústias de todos os gêneros humanos, emolduradas por uma voz com timbre confortável aos ouvidos, um lindo sotaque, letras mordazes e arranjos sofisticados, onde tudo segue crescente, leve, mas pujante e com viço.
No álbum, canções como "Fica A Dica", escancaram as fragilidades e a solidão da macheza, talvez não sentida, mas percebida e descrita de dentro para fora através do trompete. A próxima, "Um A Um", é uma balada romântica onde a fica evidente se tratar de uma relação homo afetiva, que me lembra aquelas embaladas nos discos de novelas dos anos 70/80. Seguindo para a faixa "Escorpiônico", alguma coisa eletrônica no refrão me agrada demais e de letra direta. Dessa poesia saí o nome do álbum. Letra na qual, por vezes, me remeto a algumas coisas da obra de Sérgio Sampaio.
"Silêncio E Melancolia", não tem nada disso em seu pós-afoxé, marcado pela percussão e metais. Já a letra trata de um tumulto afetivo com uma pegada "a lá" Caetano em tempos áureos, o que imprime leveza a faixa. Depois chega ao ouvidos algum tipo de "quase fado" de letra mordaz, um quase pedido de arrego. Se "O Fardo Do Amor" é fado mesmo, não sei, ela me acarinha e me conforta, sensação contrária ao que esse estilo costuma impregnar em mim.
O álbum segue crescendo numa levada de blues de confissão e aceitamento da mancada, assumida a pleno pulmões em "Já É Tarde", tendo em "Frieza" lida com a percepção de se ter quebrado a cara com riffs que poderiam ser do The Edge, guitarrista do U2 em um ambiente da cena de bandas britânicas.
"Padrão" atravessa o Atlântico marcada pela percussão latina e descreve a um relacionamento desgastado, vazio, marcado pela ausência e perdido em si mesmo. Então, mergulhamos na Tropicália em "Trato De Dono", que tem ambiência leve pra tratar de uma desavença que deve ficar no passado e guitarras com influência de Lanny Gordin, tocadas como se fossem o próprio. Singela, sonho, vontade, tesão, finitude. "Deita Em Mim" finaliza com intensidade o álbum.
Lembra que ao final do primeiro parágrafo, falei sobre feras. Gravado no Estúdio Elefante, São Paulo, as músicas e produção musical do álbum são de Nei Zigma. Ele e Lincoln não estão sozinhos nessa empreitada. É sempre importante citar os músicos que colaboram decisivamente nos arranjos finais, tais como Guilherme Held - guitarra, Fábio Sá - Baixo, José Aurélio - Timbatera e Marcelo Sanches - guitarra, além das participações de Gustavo Da Lua - percussão e Natan Oliveira - Trompete. MALVADO CANTO foi Mixado por Quincas Moreira no Tlaloc Soundlab México, 2017.
Recém lançado nas plataformas digitais de distribuição e já tendo música entre as listas de melhores. Se fica a dica? Sim, fica. Clique em um dos links abaixo e ouça esse bendito álbum.
01 - Fica a Dica (Lincoln e Nei Zigma) 3:10
02 - Um a um (Lincoln e Nei Zigma) 3:47
03 - Escorpiônico (Lincoln e Nei Zigma) 4:14
04 - Silêncio e Melancolia (Lincoln e Nei Zigma) 3:05
05 - O Fardo do Amor (Lincoln e Nei Zigma) 4:00
06 - Já é tarde (Lincoln e Nei Zigma) 3:49
07 - Frieza (Lincoln e Nei Zigma) 2:22
08 - Padrão (Lincoln e Nei Zigma) 3:34
09 - Trato de Dono (Lincoln e Nei Zigma) 2:15
10 - Deita em mim (Lincoln e Nei Zigma) 2:41
02 - Um a um (Lincoln e Nei Zigma) 3:47
03 - Escorpiônico (Lincoln e Nei Zigma) 4:14
04 - Silêncio e Melancolia (Lincoln e Nei Zigma) 3:05
05 - O Fardo do Amor (Lincoln e Nei Zigma) 4:00
06 - Já é tarde (Lincoln e Nei Zigma) 3:49
07 - Frieza (Lincoln e Nei Zigma) 2:22
08 - Padrão (Lincoln e Nei Zigma) 3:34
09 - Trato de Dono (Lincoln e Nei Zigma) 2:15
10 - Deita em mim (Lincoln e Nei Zigma) 2:41
Antonio Carlos Nicolau, 45, tem formação em TI, mas é produtor cultural.