ALTON ELLIS

wazagoo
"MANY MOODS OF (2006 DELUXE EDITION)"

UUUFA, achei que a oficina fosse se afogar nesse marasmo! Três semanas depois, chegamos a superfície desse mar do reggae para pegarmos fôlego novamente e mergulharmos de volta às profundezas mais distantes nesse ambiente musical sem limites nem, se quer, fronteiras!

Alton Ellis, nascido em 1944, começou cantando em parceira com Eddy Perkins nos precários estúdios da Fereral Records na Jamaica. Naquela época gravavam com apenas um microfone (é isso mesmo, 1), os cantores ficavam mais próximos do microfone e a banda logo em volta. Foi nessa fase que Alton se identificou com o rhythm & blues. Sempre produzido pelo lendário Coxsonne Dodd, partiu para a carreira solo, e lançaram algumas músicas de certo sucesso, como: "Willow Tree" e "Pearl". O reggae estava ganhando força e vertentes, e foi com sua canção "Get Ready, Let's do Rock Steady" que a expressão "rocksteady" foi usada pela primeira vez.

Mas foi na Treasure Isle que Alton Ellis lançou sua grande obra-prima: "Mr. Soul Jamaica" (relançado recentemente pela gravadora americana Heartbeat com o nome de "Cry Tough"). Foi um marco definitivo do rocksteady, já com forte influência romântica que adquiriu em passagens pelo soul music. Nesta época Alton se dizia a vontade nos estúdios de Duke Reid, conheceu John Holt, Ken Boothe e Pat Kelly, que faziam parte do time de backvocals, e produziram juntos grandes sucessos.

Já na transição do reggae para o rocksteady, chegou a gravar com sua irmã Hortence Ellis. Em 1972, se sentindo preso a exploração das gravadoras jamaicanas, foi pra Inglaterra e ficou conhecido como percussor do "love rockers". Voltou a Jamaica alguns anos depois, já na era do dancehall, e gravou com o prodígio Prince Jammy e também com seu pai King Tubby. Hoje em dia, Alton ainda faz algumas apresentações aqui e ali, além de continuar gravando. Com 40 anos de carreira, coleciona vários prêmios, elogios e títulos. Também foi capa, em 1984, da extinta revista The Beat, com matéria exclusiva sobre sua vida.

Vamos ao que interessa, Many Moods Of foi originalmente lançado em 1978 e trata-se de uma compilação com as músicas mais marcantes da carreira de Alton Ellis (acompanhado em algumas músicas por nada menos que The Heptones). A Makasound resolve lançar em 2006 uma "edição deluxe" do álbum com cinco excelentes faixas bônus. Grande idéia, os fãs agradecem! Eu, fãzasso assumido, não podeira deixar de postar exatamente esta magnífica edição. Difícil agora é apontar os destaques do disco, minhas preferidas são: "The Humble Will Stumble", "The Children Are Crying", "Stronger", "Bless You" e "It's Hard To Be A Lover". Divirtam-se!

"Alton Ellis é uma das vozes mais aclamadas pelos artistas e especialistas em reggae, um verdadeiro 'singer’s singer', pois influenciou e inspirou centenas de cantores e admiradores do ritmo jamaicano. Que ele esteja quase esquecido fora dos meios reggueiros é algo que diz muito sobre a volubilidade do show business e de como a mídia falha em reconhecer os verdadeiros talentos." ~MassiveReggae

(cod. #MKS17)

Dê o play, macaco!
"[2006] Many Moods Of (Deluxe Edition)"
senha: oficinademacacos.blogspot.com

1. Alton Ellis - Black On Black (3:30)
2. Alton Ellis - I'll Take Your Hand (3:30)
3. Alton Ellis - Black My Experience (4:41)
4. Alton Ellis - Rise And Fall (3:13)
5. Alton Ellis - Ain't No Sunshine (4:17)
6. Alton Ellis - No Man Is Perfect (4:18)
7. Alton Ellis - Pure Sorrow (2:55)
8. Alton Ellis - Bless You (3:18)
9. Alton Ellis - Inside My Soul (2:47)
10. Alton Ellis - The Humble Will Stumble (3:43)
11. Alton Ellis - Mr. Ska Bean'a (3:40)
12. Alton Ellis - The Children Are Crying (4:39)
13. Alton Ellis - Loving You (6:03)*
14. Alton Ellis - If I Could Rule The World (Extended)* (6:20)
15. Alton Ellis - It's Hard To Be A Lover (Extended)* (6:20)
16. Alton Ellis - Stronger (Cut 1) (3:41)*
17. Alton Ellis - Stronger (Cut 2) (3:54)*
* Bônus tracks




 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.