NOVI SINGERS: TORPEDO

pitera

Um dos propósitos da Oficina de Macacos certamente é o de garimpar preciosidades, caçar bichos estranhos, nunca antes vistos, sob grande penumbra e obscuridade, de modo que possamos trazer estes para a superfície, para luz, causando assim o espanto e o desespero geral. Seguindo à risca essa nossa meta, venho trazer-lhes uma das minhas mais profundas buscas musicais. Na boa meus camaradas, passei alguns bons meses buscando encontrar esse disco dessa banda polonesa de vocal jazz, e após certo tempo apreciando sozinho (confesso), creio que chegou a hora de dividir.

Descobri a banda por acaso, por meio de uma coletânea de psycho-funk intitulada "Beyond The Valley Of The Beats", e que também já pensei algumas vezes em disponibilizar por aqui. A melhor música do disco era justamente da banda polonesa. Após essa grande procura e vários torrents sem seeders consegui achar o disco num fórum russo. Não perdi tempo, me cadastrei e o amigo google deu uma mãozinha com a tradução do alfabeto cirílico. Você deve estar pensando: como assim Polônia? E eu respondo: sim, a Polônia. O fato é que o país detinha uma exímia cena de jazz, graças às migrações de músicos alemães para o território no período entre guerras. Lançado pelo famoso selo de jazz polonês, Muza, Torpedo é um disco de total inovação.

A história do grupo começa em 1964, quando Bernard Kawka, estudante do conservatório de Warsaw decide fundar um grupo de jazz com outros estudantes, escolhendo a voz como o instrumento ideal. Os membros originais são Ewa Wanat (violino), Janusz Mych (flauta), Waldemar Parzynski (percussão), Aleksander Gluch and Bernard Kawka (violino), todos cantavam e tocavam.

Não se sabe se o que dita o ritmo alucinante das canções são as vocalizações (inspiradoras), ou se é o trote dos instrumentos que os faz soltar a voz de um jeito tão sincero. Fica difícil destacar algumas músicas em detrimento de outras, pois tal ato facilmente pode fazer-se injusto. Portanto, deixo para vocês, leitores e ouvintes o julgamento.

"Há uma epidemia do rótulo. Todos rotulam todos - parece que algumas pessoas não conseguem dormir sem ter tudo estritamente classificado. Eu não dou a mínima se alguém diz que eu canto música de igreja, e alguém diz que são marchas militares e alguém mais imagina se é jazz. (...) Eu não ligo para o que vai ser chamado, só me importa que seja bom." ~Bernard Kawka dos Novi Singers





Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. Novi Singers - Something Special (4:05)
2. Novi Singers - Uncle Gucio (3:20)
3. Novi Singers - The Last Day On Bondi Beach (5:01)
4. Novi Singers - Torpedo (2:41)
5. Novi Singers - Misfit (3:29)
6. Novi Singers - All Together (3:09)
7. Novi Singers - Right Now (2:47)
8. Novi Singers - Psychological Physiological (4:00)
9. Novi Singers - Hurry, Hurry Theme With Variations (2:48)
10. Novi Singers - Quartus (1:04)
11. Novi Singers - Crazy Moon (3:57)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.