CORÓ DE PAU

Vinicius Oliveira
"NO CERNE DA MADEIRA"

Preview: "Poetiza do Rio Vermelho"

Salve! No post de hoje apresento um trabalho com caracteristicas únicas, as mais variadas referências culturais e uma linguagem diferenciada. A banda Coró de Pau é fruto do trabalho da “Associação Cultural Coró de Pau - Arte Oficio e Produção”, que com jovens cidadãos tem como propósito utilizar-se da expressão artística para construção de um mundo onde as relações humanas sejam inspiradas na fraternidade, na equidade social e na paz planetária. Entidade líder da movimentação cultural independente no estado de Goiás, devido à capacidade de executar ações culturais que valorizam nossas raízes africanas e de incorporar as diversas manifestações da cultura regional em suas apresentações. Há anos os “ensaios abertos” do bloco atraem centenas de jovens no DCE da UFG e a oficina de luthieria gera novas perspectivas culturais e sociais à juventude carente da grande Goiânia.

A formação da banda teve início em meados de junho de 2002, quando a Coró de Pau promoveu oficinas de percussão, apelidadas de “Roda de Tambor”, para um grupo de jovens no Jardim Botânico de Goiânia. Os instrumentos de percussão tem origem em instrumentos tribais africanos e foram construídos com material orgânico, recolhido de maneira sustentável, pelo luthiê Claudinei “Alemão” Santos do Amaral, arquiteto de toda criação musical da Coró de Pau. Os músicos executam peças nos mais variados ritmos, envolvendo vamunha, afoxé, aguerê, côco, maracatu e afro-samba, dentre várias cadências com rótulos incalculáveis.

Com a participação de Rodrigo Caverna e outros artistas do cenário independente goiano, a banda Coró de Pau, lança em 2007, o álbum "No Cerne da Madeira", com repertório formado por musicas de autoria da própria e de diversos compositores como Lumumba, Banda do Baque, Cacuriá da Dona Tetê, além de musicas de domínio popular. A banda utiliza também de boneco gigantes para brincar com o imaginário coletivo do publico.


Dê o play, macaco! 
"[2007] No Cerne da Madeira"
senha: oficinademacacos.blogspot.com

1. Coró de Pau - Poetiza do Rio Vermelho (3:49)
2. Coró de Pau - Bicho do Oco (5:28)
3. Coró de Pau - Cavalaria do Galope (5:54)
4. Coró de Pau - Coró Ifé (6:37)
5. Coró de Pau - Prassucena (6:08)
6. Coró de Pau - Salve a Refeição (4:44)
7. Coró de Pau - Ubaulejo (5:28)
8. Coró de Pau - Sina de Lua (5:13)
9. Coró de Pau - Coronelismo (4:16)
10. Coró de Pau - Princesinha (3:48)
11. Coró de Pau - Barco á Vela (6:36)
12. Coró de Pau - Pé de Cachimbo (4:44)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.