SPOK FREVO

pitera
"PASSOS DE ANJO"


Sombrinhas coloridas, passistas entoando bailados inconfundíveis de passos soltos e acrobáticos acompanhados pelo inconfundível rítmo extremamente acelerado. Sim, é justamente do cenário do Frevo que estou falando. Descoberta oriunda do fértil ambiente pernambucano, apresento-lhes a Spok Frevo Orquestra. Surgida em 1996, inicialmente com o nome de Banda Pernambucana, tinha como intuito o acompanhamento em shows de artistas pernambucanos. Mais tarde, tornou-se a Orquestra de Frevo do Recife e em janeiro de 2003, o grupo ressurge com o nome Spok Frevo Orquestra. Desconstruindo e reconstruindo o frevo, o jovem maestro Inaldo Cavalcanti, mais conhecido como "Spok", protagoniza com os músicos de sua orquestra uma verdadeira revolução musical.

Velocidade, virtuose, arranjos modernos e harmonias arrojadas são as características perceptíveis mais imediatas encontradas no som da Spok Frevo Orquestra. O disco"Passo de Anjo" não foge à essa virtude sonora. Premediado instantaneamente pela marcante marcha da caixa, e seguida pela rajada dos instrumentos de sopro, o disco abre com honestidade. Tal honestidade escancarada vêm a ser bandeira que prega e defende ideologicamente o exercício artístico do gênero proposto pelo maestro. Inaldo Spok Cavalcanti, ao deparar-se com uma encruzilhada (destas que atormentam e acompanham todo e qualquer artista) em sua trajetória com a música, percebeu que sua relação com o frevo poderia ser algo diferente e autêntico. Para tanto, tomou emprestado do jazz a improvisação e a liberdade e assim desvinculou-se da tradição formal do frevo, onde os caminhos são construídos pela partitura. Expandiu assim seus limites e propôs novas leituras e questionamentos em torno do gênero nordestino.

O ato de tentar derrubar várias, e antigas, teorias e quebrar tabus gera certa polêmica encontrada em torno da música da Spok Frevo. Há quem lamente as inovações que paulatinamente iam sendo introduzidas no frevo, para citar algumas encontradas no som do Maestro Spok: o andamento extremamente rápido e os floreios improvisados de saxofone. Verdade seja dita, "Passo de Anjo" revoluciona em certos aspectos, no entanto, ainda detêm elementos principais da fórmula do frevo: a autênticidade, a animação e a magia. Maestro Spok e sua orquestra são mais um exemplo de talentos musicais notáveis que confirmam a qualidade da cena pernambucana. Dê o play e faça o corpo “frever”!


Dê o play, macaco!
"[2007] Passo de Anjo"

1. Spok Frevo Orquestra - Passo de Anjo (2:54)
2. Spok Frevo Orquestra - Ponta de Lança (3:15)
3. Spok Frevo Orquestra - Nino o Pernambuquinho (3:43)
4. Spok Frevo Orquestra - Ela Me Disse (6:11)
5. Spok Frevo Orquestra - Frevo da Luz (2:45)
6. Spok Frevo Orquestra - Mexe com Tudo (3:24)
7. Spok Frevo Orquestra - Frevo Sanfonado (4:10)
8. Spok Frevo Orquestra - Nas Quebradas (3:05)
9. Spok Frevo Orquestra - Pontapé (3:20)
10. Spok Frevo Orquestra - Lágrima de Folião (2:22)
11. Spok Frevo Orquestra - Frevo Aberto (2:41)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.