Pô, mais um meteorito vindo da California! Pode até parecer perseguição minha, mas garanto que é o tal do "acaso". Desse jeito vou ter que mudar pra lá o quanto antes. Eu, aqui postando num sábado anoite, penso: "Será que tem um reggae uma hora dessa na Califórnina?" (Veja a resposta aqui no: "California Reggae Calendar"). Pra se ter uma idéia, entre os já postados aqui temos: Groundation, The Lions, Yeska, The Aggrolites e Tim Armstrong - todas diretamente da califa. Agora vos apresentamos o irmão caçula desta ninhada: The Impalers! Desbocado e sagaz desde o nome, trata-se de mais uma banda voltada para o, sempre inusitado, "dirty reggae". Que seria, a largo modo, um "prato quente de ska com pimenta funky"!
Este é o primeiro disco dos Impalers, intitulado "Blood, Rum & Reggae". Variam sem pedir licença por diversos ritmos e diversos ares. Do saudosista ao vanguardista, do vintage ao hype, do estiloso ao imparcial. Influências gratas da musica jamaicana sessentista e setentista são denunciadas - Rocksteady, Skinhead e Early Reggae, Dub, Soul e R'n'B são lembrados a finco. O disco saiu, em 2008, pela Axe Records - mesma que lançou os Aggrolites ao mundo. The Aggrolites e The Impalers podem ser classificados com a mesma etiqueta. Mantém uma pegada semelhante, vislumbram e afirmam o reggae funkeado. Encaram o mística do reggae com um subliminar grito de protesto, uma subjetiva rebeldia.
A sonoridade da banda é relevante, principalmente, pelo vocal exuberante e original de Cindy Chi e pelos solos inspirados do tecladista Lars Nylander. Já no time dos "metais preciosos" estão Jason Boyte e Timmy Bailey. Segurando o groove na cozinha estão o baixista David Wiens, Brent Wilson com as guitas e Randy Odell na bateria. Um disco que é "pau pra toda obra" (ou "água pra todo bong"), não vejo tempo inadequado pra curtir essa pedrada moderna. Animado, profundo, vibrante, performático, misterioso e muito bem-resolvido! Aprecie sem receio a riqueza de mais uma rocha de solos californianos...
"O coração do Impalers reside nas tradições profundas da música jamaicana." ~The Impalers' myspace
Dê o play, macaco!
"[2008] Blood, Rum & Reggae"
1. The Impalers - Mission Strut (3:50)
2. The Impalers - On The End Of A Rope (3:32)
3. The Impalers - Uppercut (2:53)
4. The Impalers - Holding On To You (3:50)
5. The Impalers - Metro Azul (3:49)
6. The Impalers - Pocket Money (3:09)
7. The Impalers - I Vampiri (4:37)
8. The Impalers - Lucinda (4:02)
9. The Impalers - Replacement Boy (4:18)
10. The Impalers - Nachmittag (3:33)
11. The Impalers - Judge & Jury (3:56)
12. The Impalers - The K Line (2:52)