WILSON DAS NEVES:PRA GENTE FAZER MAIS UM SAMBA

wazagoo

D

iluído! Não é assim que a dose rende mais? Neste disco garanto que rendeu! Uma cantada fervorosa ao samba moderno, exaltado e realçado com velhos conceitos. O principal envolvido nesse admirável romance, dele com as raízes do samba, é ele: Wilson das Neves! É com ele que arrisco minha primeira resenha, finalmente, ao SAMBA! Representado pelo melhor disco disparado de samba deste ano, 2010! Aproveitando também a ocasião lanço um formato muito utilizado e interessante, utilizando o recurso divisor de post (o famoso "Leia mais..."). Comentem depois e digam o que acharam - da resenha e deste novo formato.

"Chorar, não faz ninguém mais humano / Rezar, não santifica o profano / Voltar é celebrar um acordo entre a perda e um dano / Oilá, a força do barco é o vento no pano!" ~trecho da penúltima faixa 'Ingrata Surpresa'

Evidenciado, e na hora certa reverenciado, por diversas conexões musicais pelo globo terrestre. Na bagagem carrega as mais preciosas parcerias, de Madlib à Elizeth Cardoso, de Sarah Vaughan à Monarco, de Cartola à Roberto Carlos (veja+). Trata-se de um gênio, que ainda será engrandecido e furiosamente valorizado. Wilson das Neves, é daqueles que qualquer resenha é pouca! Eu, se calculasse aqui todas participações importantes, somando-as ou multiplicando-as a outras adjacentes e paralelas, citaria sim, algumas boas, mas deixaria passar várias ótimas. Imagino que Das Neves seja um dos músicos que deixará a maior herença ao patrimônio da música nacional. Falo desde a década de 60 até os dias de hoje - diria mais, as influências de Wilson das Neves continuarão sendo mencionadas, experimentadas, dissimuladamente ou não, pelas próximas e próximas décadas. Respeite Wilson das Neves, posso afirmar que qualquer um de nós (meros fãs observadores da boa música), seria incapaz de sugerir um ritmo, uma levada, um groove, em que ele não tocaria sorrateiramente, ou, te deixaria arrependido pela subestimada sugestão.

"Pra Gente Fazer Mais Um Samba", lançado agora em 2010, é a última tacada deste que é o ancião mais ativo música brasileira (nem tanto vai). Atacando, sendo artilheiro do campeonato, desta vez assume seu lado cantor. Chama a bola pra si, é o maestro do jogo. Chico Buarque, que hoje não sobe ao palco sem respaldo de Das Neve, resume: "Ele (Wilson das Neves) é sempre o pulso da banda, termômetro, técnico do time, rei da anedota e pajé!". Este disco traz frescor contemporâneo, e sem receio pode camuflar-se como um autêntico "samba-raiz" da década de 70. O instrumentista carioca apresenta composições de César Pinheiro, Aldir Blanc, Moacyr Luz, Arlindo Cruz, entre outros. Passa a tranquilidade e destemor do samba feroz. Fazendo do samba um movimento cariocamente brasileiro. Com seu timbre eloquente e marcante garante um samba envolvente, seguro, de aceitação precisamente universal. Este disco é daqueles que você pode apresentar pra sua mãe que ela vai curtir (eu garanto, fiz o teste!). Ouça logo de cara a primeira música disco, "Pra Gente Fazer Mais Um Samba", também a última "Velha Guarda do Império" e por fim todas as outras entre essas duas! Falando sério, atente-se para "Assédio", "Ingrata Surpresa" e "Quem Espera Nunca Alcança". A dose é diluída mas sua essência é cavalar! Faça, da música, remédio com esta dose vinda do melhor laboratório brazuca. Graaaande Wilson das Neves!


Dê o play, macaco!
"[2010] Pra Gente Fazer Mais Um Samba"
Link Alternativo (.torrent)

1. Wilson Das Neves - Pra Gente Fazer Mais Um Samba (4:46)
2. Wilson Das Neves - Não Dá (3:42)
3. Wilson Das Neves - Outono Chegou (3:33)
4. Wilson Das Neves - Assédio (3:37)
5. Wilson Das Neves - Estava Faltando Você (3:46)
6. Wilson Das Neves - Folha No Ar (4:21)
7. Wilson Das Neves - Coquetel (2:58)
8. Wilson Das Neves - Minha Trajetória (3:45)
9. Wilson Das Neves - Quem Espera Nunca Alcança (3:08)
10. Wilson Das Neves - Passarinho De Gaiola (2:27)
11. Wilson Das Neves - Ingrata Surpresa (4:16)
12. Wilson Das Neves - Nos Braços Do Amanhecer (3:05)
13. Wilson Das Neves - Velha Guarda Do Império (3:48)


 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.