MAX TANONNE: JAY-Z AT STUDIO ONE

wazagoo

Jay-Z não tem dreads, também não foi pra Jamaica e nem prega a filosofia rastafari. Pelo contrário, "Mister Z" é marrento, poderoso, ou como a vovó diria, é o "galã da bala Chita". É sabido também, que ser um autentico gangster não condiz nada com a realidade da cultura a cerca do Reggae. Mas e se isso tivesse algo em comum? E se esse elo fosse firmado à força? Essa é a missão deste trabalho: conciliar a malandragem pop-subjetiva de Jay-z ao apelo desapegado por natureza da música jamaicana. A idéia então é misturar, maliciosamente, as bases de alguns clássicos do reggae com os flows quentes e imediatos do "Black Album" - o mais aclamado disco de Jay-Z. Uma notável e altamente arriscada tentativa que deu certo.

"Jay-Z at Studio One", de 2007, nada mais é que fruto de uma idéia de Max Tanonne - produtor que usa e abusa dos mash-ups. Neste catado Max sobrepõe com feliz audácia pedradas certeiras da Studio One, com as rimas influentes do gangsta-mor. Devo ressaltar que trata-se de uma obra bem interessante, mas não extremamente formidável. O disco divide opinões, uns rotulam com certeiro, outros acham disperso. Pra mim, a luz que mais chama atenção são os riddims setentistas jamaicanos que dialogam em sintonia com os tempos e repiques dos versos de Jay-Z. Clássicos revisitados da Studio One que passam pelo ska, rocksteady, soul e roots reggae. Sem dúvida projetos mais respeitosos estão a solta por aí, mas sem mais prosa, baixem e deixem suas próprias conclusões nos comentários - a macacada agradece. Deixo a cargo da curiosidade dos verdadeiros amantes da boa música jamaicana, seja ela pura ou misturada, seca ou enxarcada, inteira ou mastigada!


Dê o play, macaco!
"[2007] At Studio One"

1. Jay-Z - Interlude (1:18)
2. Jay-Z - Justify My Thug (3:46)
3. Jay-Z - December 4th (3:33)
4. Jay-Z - What More Can I Say (4:33)
5. Jay-Z - Encore (3:30)
6. Jay-Z - Change Clothes (4:10)
7. Jay-Z - Dirt Off Your Shoulder (3:50)
8. Jay-Z - Threat (4:22)
9. Jay-Z - Moment Of Clarity (3:56)
10. Jay-Z - 99 Problems (3:51)
11. Jay-Z - Interlude (2:50)
12. Jay-Z - Lucifer (3:13)
13. Jay-Z - Allure (4:59)
14. Jay-Z - My 1st Song (4:39)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.