SERTÃO MADRUGADA - MUSIC FROM BRASIL, COLOMBIA, SIERRA LEONE & ERITREA

pitera

No mundo da música existem alguns selos que consolidam-se no mercado de forma tão singular que as relações sígnicas entre a marca e o produto ofertado acabam sendo bastante assimiladas pelos consumidores-ouvintes. Exala-se dessa relação um sinônimo de fidelidade para com a qualidade. É quase impossível falar de Jazz sem Blue Note, de funk/soul sem Motown e de música jamaicana sem Studio One. Por ora vamos exaltar a Mochilla, mantida pelos fotógrafos Brian Cross (aka B+) e Eric Coleman (aka Coleman), que apesar de embrionária se colocada ao lado dos outros selos citados, vêm consolidando-se bem no universo do hip-hop. Firmou-se com consistência após dois ambiciosos projetos: "Keep in Time" e "Brasilin' Time", cujas propostas eram promover inusitadas jams entre DJ's, MC's e músicos - Para baixar o Brasilin' Time clique aqui!. O album que coloco aqui hoje, nada têm do gênero hip-hop, mas é uma mix-tape cunhada por um admirador do gênero. "Sertão Madrugada" tem como essência um trabalho espetacular de diggin's cavucadas por B+. Os dizeres grafados na capa do disco podem nos mostrar os caminhos trilhados por ele, que já envereda-nos num ambiente árido e não menos instigante com o título escolhido. Ainda estancados na capa, estão mais alguns dizeres que para mim foram cruciais: "Music from Brazil, Colombia, Sierra Leone and Eritrea".

No interior do álbum, você encontrará uma mistura bizarra de funk, maracatu, baião e ritmos folclóricos que surpreendem orgulham de tal forma que te farão pensar menos nas baboseiras produzidas e consumidas em solo nacional. As faixas totalmente desconhecidas que têm como berço países como Colômbia, Serra Leoa e a Eritreia também são certeiras, digníssimas. É importante notar que não só os ritmos ditam as cores do disco. Os cantos são um espetáculo à parte, sinceros e gloriosos. As músicas que cantam em alto e bom som as tradições e a cultura dos povos, tocam a alma. As barreiras dos sons são tênues, talvez por isso fica a sensação de que as músicas abraçam e confortam quem as ouve. Embora as dezessete faixas do disco estejam sem qualquer nome (o que pode nos deixar sem referência), dá pra destacar a presença de conhecidos clássicos, que no entanto são revisitados por roupagens inusitadas, cujos intérpretes são de difícil identificação. "Asa Branca" figura o disco numa voz feminina, embalada numa levada mais groove, mas ainda com a presença dos elementos nordestinos. "Upa Neguinho" e "Pedro Pedreiro" são outros dois exemplos de clássicos revisitados. Defino este disco como um mergulho étnico-musical refrescante. Deixará satisfeito ouvintes ávidos que se embrenharem pelos frescores dessas águas profundas, de países riquíssimos em diversidade de gêneros e espécies!

"De todas as nações, nenhuma tem pessoas que amam e se apaixonam mais do que a minha. Nós estamos cercados por exagero, felicidade, espontaneidade e criação. A expressão da esperança em nossas faces é nossa marca registrada, mesmo que muitos nunca tenham recebido um ínfimo benefício da sociedade. Nós devotadamente acreditamos no novo mundo e na linda humanidade que sabemos que construiremos, sem a focinheira que pode afastar nossas liberdades, ou os chicotes que usam para assustar-nos, sem a ignorância que nos levaria ao estupor de um casulo vazio." ~Sócrates Brasileiro



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. B+ - Untitled (2:29)
2. B+ - Untitled (5:07)
3. B+ - Untitled (3:49)
4. B+ - Untitled (2:21)
5. B+ - Untitled (4:41)
6. B+ - Untitled (3:50)
7. B+ - Untitled (4:59)
8. B+ - Untitled (4:40)
9. B+ - Untitled (3:49)
10. B+ - Untitled (4:12)
11. B+ - Untitled (4:02)
12. B+ - Untitled (4:02)
13. B+ - Untitled (4:06)
14. B+ - Untitled (3:57)
15. B+ - Untitled (2:52)
16. B+ - Untitled (4:48)
17. B+ - Untitled (4:10)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.