V.A.: DARKER THAN BLUE - SOUL FROM JAMDOWN 1973-1980

wazagoo


Há um assunto pouco tratado na história do Reggae. Após a revolução musical trazida pela década de ouro jamaicana em 70, diversos artistas apenas medíocres surgiram. Diversos nomes surgiram na esperança de pegar carona na onda do reconhecimento e do, logo, sucesso que o tal "reggae" vinha atingindo. A verdade é que, desde a década de 60, os jamaicanos, abraçando as influências dos EUA, já se expressavam com a frenesi do Soul e logo em seguida do R&B. Alguns destes migraram para o early-reggae e por estes trilhos seguiram em busca do sucesso. Porém não havia espaço para todos, claro!

Num país onde a escassez de recursos era majoritária, muitos tinham vontade mas poucos realmente tinham talento nato. Esta safra, digamos, oportunista, produziu muito do mesmo. Talvez os amantes do ritmo jamaicano não aceitem, mas diversos trabalhos, quando equiparados, mostram semelhanças banais. A tacada de hoje, aqui em nossa Oficina de Macacos, acerta exatamente o melhor: os mais talentosos e expressivos representantes desta fase no qual a herança do Soul concebeu o Reggae!

Em "Darker Than Blue", lançado em 2001 pela adubadíssima Blood And Fire, o ritmo é marcado pela batida invertida autêntica do Reggae, porém a intensidade entoada remete ao calor do Soul. Apresenta artistas com timbres marcantes, cantando com esplendor a realidade árdua e injusta de um país de poucas oportunidades! Grandes clássicos que surgiram entre 1973 e 1980 são reunidos de uma forma irretocável. Daquelas selectas na qual não descarta-se nenhuma faixa se quer. Intensos grooves, falsetes maravilhosos, mensagens de peso e delicadeza ao fazê-los. O mais fiel representante do valor das raízes da música jamaicana que, além dos preceitos rastas, é nutrida na profundeza ancestral do Soul - a base do grito negro em toda região caribenha e norte-americana. É bom lembrar que dentre os ilustres jogadores estão nomes que atingiram o mainstream, porém atente-se aos mais desconhecidos da coletânea - irá se surpreender! Algo para se relacionar como patrimônio básico para os mais interessados amantes da boa música! Dê o play e volte sempre, macaco!

"Através dos anos 1960, como o movimento Soul americano começou cada vez mais a refletir as preocupações sociais e as aspirações políticas da classe trabalhadora negra, o mesmo fenômeno começou a ser registrado na música jamaicana. [...] Esta compilação comemora o intercâmbio cultural durante a década de 1970, enfatizando o fato de que música de raiz não tem de ser abertamente Rastafári. Na verdade, várias das canções aqui trataram com sutileza as insustentáveis condições sociais e políticas jamaicanas de forma universal." ~texto traduzido do encarte



Dê o play, macaco!
Download | Discogs

1. The Boris Gardiner Happening Feat. Leslie Butler - Ghetto Funk (3:05)
2. The Chosen Few - Collie Stuff (2:51)
3. Carl Bradney - Slipping Into Darkness (3:03)
4. Ken Boothe - Is It Because I'm Black? (3:26)
5. Freddie McGregor - Get Involved (3:33)
6. Al Brown - Ain't No Love In The Heart Of The City (3:20)
7. In-Crowd - Mango Walk (3:24)
8. Ken Boothe - Ain't No Sunshine (2:11)
9. Milton Henry - Gypsy Woman (2:59)
10. Junior Murvin - Give Me Your Love (2:04)
11. John Holt - For The Love Of You (3:37)
12. Alton Ellis - It's A Shame (2:45)
13. Jimmy London - I'm Your Puppet (3:36)
14. Delroy Wilson - Get Ready (12 Inch Mix) (5:37)
15. Lloyd Charmers - Darker Than Blue (2:56)
16. Tinga Stewart - Why Can't We Live Together? (Extended) (6:57)
17. The Tamlins - Baltimore (4:01)
18. Welton Irie - Hotter Reggae Music (3:46)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.