Falar de Groundation hoje em dia é fácil, ou quase. Isso não por achar que entenda tanto, talvez o suficiente pra argumentar totalmente tranquilo. E sim porque é do tipo que sua discografia fala por si só. A sonoridade recolhida por esses músicos californianos é de uma finesa irreparável. Sempre aparecem com novas ondas que trazem a evidente evolução na crista. Não param de crescer, revolucionar e ditar o ritmo do novo Reggae, por assim dizer. De baixo de seus pés muito mais que o puro Reggae. Sua sonoridade é riquíssima, algo alcançado comumente na amplidão criativa do Jazz. Carregam, como disse, um groove sem igual, algo que além de economizar argumento, despreza qualquer superficial crítica. Assim, com o inevitável título de melhor banda da atualidade, que completamos nosso artigo mais acessado de todo o sempre do blog.
No ano passado (2012), a mais expressiva banda dos últimos tempos, comandada pelo mestre Harison Stafford, lança mais um petardo na órbita da Terra. Agora já com a formação bem definida. Em "Building An Ark" a musicalidade e talento da banda, big-band, transborda em canções maravilhosas melódica e harmonicamente. É de uma soberania sonora em que o coração sente-se obrigado a bater no ritmo. Algo que transcende rótulos e estigmas. Contam e cantam uma nova postura para a vida, sempre levando sua música a um nível extra. Acima dos antecessores trabalhos se encontra o foco da banda. Como já observado anteriormente, o Reggae está ali, presente e marcante mas se mostra cada vez mais distante sem deixar lacunas. Não é menor por isso, pelo contrário, está ali e aquém dali. Surfa nas melhores ondas sem saber qual melhor gíria para definí-las. Demais, mas não demais pra mim!
Dê o play, macaco!
"[2012] Building An Ark"
1. Groundation - Building An Ark (6:06)
2. Groundation - Humility (5:35)
3. Groundation - Be That Way (7:15)
4. Groundation - Payaka Way (7:28)
5. Groundation - Merry-go-round (5:44)
6. Groundation - The Dreamer (4:00)
7. Groundation - Who Is Gonna (5:46)
8. Groundation - Keep It Up (4:47)
9. Groundation - Daniel (6:47)
10. Groundation - Sunlight Reflections (0:57)
Em 2011, surgiu a ideia de apresentar uma coletânea resgatando as melhores parcerias dentre os discos anteriores. "The Gathering Of The Elders" traz, principalmente, os anciãos da velha escola jamaicana que foram lembrados e convidados para somar forças e timbres. O resultado é esplendido! Tracks repetas de feeling rasta, mensagens arrebatadoras e grooves irretocáveis. Pablo Moses, Don Carlos (ex Black Uhuru), Apple Gabriel (ex Israel Vibration) e Cedric Mytton (ainda com The Congos) brilham intensamente nesta selecta maioral. Grandes momentos de uma grande história. Destaque "apenas" para as faixas entre a primeira e a última do disco. Ouça agora, sem pensar!
Dê o play, macaco!
"[2011] The Gathering Of The Elders"
1. Groundation - Mighty Souls (feat. Pablo Moses) (5:24)
2. Groundation - We Free Again (feat. Don Carlos and Apple Gabriel) (6:41)
3. Groundation - Blues Away (feat. Pablo Moses) (5:10)
4. Groundation - Freedom Taking Over (feat. Cedric Mytton & Don Carlos) (6:17)
5. Groundation - Wish Them Well (feat. Don Carlos) (6:08)
6. Groundation - Time Come (feat. Watty Burnett and Ashanti-Roy Johnson) (7:44)
7. Groundation - Use To Laugh (feat. IJahman Levi) (5:21)
8. Groundation - Suffer The Right (feat. Apple Gabriel ) (6:15)
9. Groundation - Sleeping Bag-O-Wire (feat. IJahman Levi) (6:31)
10. Groundation - Undivided (feat. Cedric Mytton & Don Carlos) (6:29)