CARNIBAL RECORDS: 002

pitera

A Carnibal Records é um selo grego que tem em seu catálogo beats e grooves de produtores de todos os cantos do mundo. Neste caso, a natureza do projeto já é prenúncio do conteúdo das obras. Lançados em Coletâneas/ep's, os discos são mais um retrato da música contemporânea, inspirada num horizonte sempre cambiante - consagrada pela pós-modernidade, pela internet, e pela globalização. No EP que disponibilizo por aqui, é audível a ausência de fronteiras identitárias - os gêneros são facilmente acessíveis pelos produtores e tudo torna-se misturável, proporcionando sonoridades sequer pensadas antes desse nosso tempo. Como surge grafado no Soundcloud da própria gravadora, os EPs são resultados de viagens à lugares inspiradores, e suas respectivas músicas tradicionais. Estas, foram coletadas desde as montanhas colombianas e peruanas, até os bairros de New Orleans e Harlem. E também da Jamaica e das costas brasileiras até os rios da Nigeria e Angola. Para enriquecer mais estes retratos turísticos, a Carnibal pega carona também na máquina do tempo musical. Os produtores registram sonoridades desde a Swing Era da década de 30, passam pelo Funk e o Reggae de 60 e desembocam no Hip Hop da década de 70.

No EP número 02 encontramos beats de rap, e pitadas de samba e música afro-cubana. Por ser um EP, trata-se de um registro curto, que vale mais como uma conexão para outros EPs. O disco começa muito bem nas duas primeiras músicas. "Favelas" é um beat cheio de groove e musicalidade, traz em seu corpo, fazendo toda a diferença, o sample de "Confiança" na voz dos Originais do Samba. E "Porfavor" mantém a fervura alta, transportando o ouvinte rapidamente para uma sonoridade afro-cubana, ainda repleta de ânimo. Em compensação a terceira e a quarta música, na minha opinião não mantém o impacto das duas primeiras e mais impacientam o ouvinte com sua repetição. Parece que as mesmas transformações sociais e econômicas que possibilitam um propósito multicultural nunca antes visto na arte, ao mesmo tempo proporcionam muita música com mais repetição que conteúdo. Em suma o saldo é até que positivo, já que fica a vontade de desbravar outros EPs do selo.



Dê o play, macaco!
"[2012] Carnibal Records 002"

1. Palov e Panama Cardoon - Favelas (3:34)
2. Kill Emil - Porfavor (3:31)
3. Daytoner - Bang Bang (3:08)
4. Monetrik - Latin Beauty (3:47)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.