RODRIGO CAMPOS: BAHIA FANTÁSTICA

wazagoo

Rodrigo Campos, crescido e muito bem ambientado em São Mateus, viajou à Bahia e à partir desta experiencia relâmpago gestou o seu mais brilhante trabalho. "Bahia Fantástica", lançado em 2012, firmou-se n a contradição criativa do compositor. Em seu primeiro trabalho, "São Mateus Não É Um Lugar Assim Tão Longe", Rodrigo Campos aproxima, quase transfundindo, o cotidiano em São Mateus à seu sangue, minado com maestria em canções belas e espontâneas. Agora a estória é outra, sua concepção criativa se fez arrebatada em seus dez dias na terrinha de tantos mestres, de Caymmi à Canô, de Jorge Amado à Bimba. "Sempre tive preconceito com isso. Minha atitude como músico sempre foi aproximar aquela música que eu gosto do meu cotidiano. Às vezes eu via esse movimento de sambistas que moravam em São Mateus falando da Lapa, de não sei da onde… 'Porra, os caras moram aqui e ficam falando da Lapa'. E de repente me vi falando da Bahia.", frisa o compositor.

Desta fase sobrou a habilidade e delicadeza ao poetizar o cotidiano, mesmo que a atual temática seja fruto de um cotidiano de ficção não vivida. Criou na Bahia laços de identidade profundos e, melhor, traz de lá timbres misteriosos e poesias sutis como deve ser. Além de sua destreza ao compor, que se mostra intocada e sazonada, o recurso de citar/criar nomes nas faixas se faz presente. Talvez seja sua personificação em personagens abaianados, ou ainda a sua parte que por lá ficou e criou identidade própria. É fato que a proximidade de Rodrigo com a Bahia, em algum momentos, se fez. E no disco inteiro ela não se desfaz. Por tantas marcas positivas, mesmo ponderando o risco em expressar algo tão novo, o disco estaria fadado ao eminente sucesso. Na verdade o buraco é mas embaixo, mas Rodrigo Campos convocou bons, muito bons, amigos para ajudar a tapar as brechas. Com o time escalado a pontaria certeira seria algo fatídico, estes músicos não erram o alvo.

Participam como convidados Criolo, Luiza Maita, Gui Amabis, Juçara Marçal e Gui Held, dentre outros. E no palco, segurando as pás de terra, temos Thiago França, M. Takara, Maurício Fleury, Kiko Dinucci, Marcelo Cabral, Romulo Fróes (que assina a direção musical e artística) e Gustavo Lenza na gravação e mixagens. Você deve estar pensando que a lista dos integrantes deveria estar no começo do tópico, para facilitar o entendimento. Se assim o fizesse todo o resto da resenha perderia valor, poucos leriam até o final. Isso porque estes estão entre os mais importantes músicos da nova safra tupiniquim, inconteste! Recomendo que procurem saber sobre todos os projetos destes músicos e ficará à par da nata mais nutritiva da nova musica popular brasileira. Agora que conhecem o backstage desta obra-prima, sintam-se à vontade (acho pouco provável fazer o contrário) e baixem este pepita maravilhosa! (+info)


Dê o play, macaco!
"[2012] Bahia Fantástica"

1. Rodrigo Campos - Cinco Doces (2:27)
2. Rodrigo Campos - Princesa do Mar (3:00)
3. Rodrigo Campos - Ribeirão (3:40)
4. Rodrigo Campos - Beco (3:44)
5. Rodrigo Campos - Morte na Bahia (1:47)
6. Rodrigo Campos - Sete Vela (4:31)
7. Rodrigo Campos - Aninha (2:48)
8. Rodrigo Campos - Jardim Japão (4:58)
9. Rodrigo Campos - General Geral (7:11)
10. Rodrigo Campos - Elias (4:22)
11. Rodrigo Campos - Capitão (1:47)
12. Rodrigo Campos - Sou de Salvador (2:57)



~integrantes:
Rodrigo Campos – voz e violão
Gustavo Lenza – gravação e mixagem
Rômulo Fróes – direção artística e musical
Kiko Dinucci – guitarra
Marcelo Cabral – baixo elétrico, baixo acústico e arranjos de cordas
Mauricio Fleury – wurlitzer, hammond, piano
M.Takara – bateria
Thiago França – sax tenor, flauta e EWI

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.