THE HEATH BROTHERS: MARCHIN' ON

pitera

Enquanto a relação de irmandade pode se apresentar na história com exemplos de alicerces singulares inabaláveis, há também uma outra face de desavenças e repulsas de potencial destrutivo. Felizmente com os irmãos Percy, Albert e Jimmy, aconteceu da primeira forma. Juntos eles formaram uma das primeiras famílias da história do jazz, os Heath Brothers, e gravaram um disco que é imprescíndivel para o nosso acervo, Marchin' On.

Ao revisitar a trajetória dos irmãos, vê-se que foram beneficiados desde cedo pela inspiração dos pais. Começaram a escrever sua história na música pelas vias da fanfarra militar, e foram, cada qual, seguindo caminhos distintos. Todos inseriram-se e desfrutaram do movimento de jazz moderno, o Bebop, seja fazendo jams com gente como Art Taylor, Sonny Rollins, Kenny Drew, Jackie McLean, ou tocarem na Big Band de Dizzy Gillespie. Por sorte ou destino, ocorreu dos três desembocarem num mesmo curso: criar um grupo que os unisse criativamente. Em 1976, as grandes obras do jazz tradicional (bebop e cool jazz), já haviam sido esculpidas, em sua grande maioria. Considero o disco emblemático também por isso, embora tardiamente, os Heath Brothers souberam somar sua história de maneira ímpar à história do jazz, deixando um disco de qualidade indiscutivelmente alta para a posteridade. Acompanhados do pianista Stanley Cowell e do trompetista Charles Tolliver, eles entraram em estúdio e gravaram o disco, que foi lançado pela extinta gravadora de Post-Bop, Spiritual Jazz, e Afro-Jazz, Strata East, do pianista Stanley Cowell.

O disco apresenta ao longo de oito faixas, um jazz com uma linguagem tão original, que fica difícil, senão impossível, pontuar semelhanças com as explorações de outros artistas que tiveram a mesma origem no bebop, eu pessoalmente desconheço qualquer disco desta época que seja parecido. Lembremos que em 1976, muitos ja haviam levado o jazz ao limite, para citar alguns dos mais radicais exemplos: John Coltrane, Cecil Taylor, Ornette Coleman, Archie Shepp, Sun Ra. Com uma proposta completamente inversa às explorações vanguardistas, Marchin' On, figura-se como uma obra do Hard Bop. Tal rótulo criado pelo pianista e crítico de jazz John Mehegan, designa um estilo de jazz que é a extensão do bebop, e que incorpora elementos do rhythm and blues, da música gospel, e do blues, principalmente ao saxophone e piano. Prevalece no disco, portanto, uma música que retorna às raízes do jazz. Muitas vezes, a combinação de instrumentos como flauta, violino, contrabaixo acústico e kalimba tocam melodias que apontam para um sublime, que entra em conformidade com um spiritual jazz, como nas músicas Warm Valley e Tafadhali. Muito belas as composições, diga-se de passagem. Embora eu destaque o todo da obra, há quem destaque as quatro versões da música "Smilin' Billy Suite", por seu destaque no mainstream: foi inúmeras vezes sampleada por produtores do hip-hop, sendo a versão "One Love" do rapper Nas, a mais conhecida.



Dê o play, macaco!
"[1976] Marchin' On"
links alternativos: Rapidshare

1. The Heath Brothers - Warm Valley (2:33)
2. The Heath Brothers - Tafadhali (3:21)
3. The Heath Brothers - The Watergate Blues (5:48)
4. The Heath Brothers - Maimoun (8:06)
5. The Heath Brothers - Smilin’ Billy Suite Part I (6:01)
6. The Heath Brothers - Smilin’ Billy Suite Part II (4:24)
7. The Heath Brothers - Smilin’ Billy Suite Part III (3:25)
8. The Heath Brothers - Smilin’ Billy Suite Part IV (4:35)

~integrantes:
Percy Heath – baixo
Albert Heath – bateria
Albert Heath – flauta
Stanley Cowell – piano, kalimba
Albert Heath – Reeds [Maimoun]
Jimmy Heath – Saxofaone, Flauta

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.