PROTOJE: ANCIENT FUTURE

wazagoo

Jamaicano. Da nova sofra. Tem o flow. E bebeu da fonte! Agora, o mais relevante, chegou pra cutucar os mais desavisados e pessimistas críticos da musica atualmente produzida na Jamaica. Aqueles muitos que apontam a falência de tais produções. Oje Ken Ollivierre, vulgo Protoje, é hoje um dos mais promissores nomes dessa curiosa e crescente cena do Reggae moderno. Protoje vem chamando atenção dos mais fieis saudosistas aos mais experimentais consumidores da música jamaicana. E não à toa! Protoje deixou de ser promessa e já arrasta multidões.

Para sintetizar, hoje, os mais notáveis lançamentos, os maiores festivais e maior quantidade de apreciadores estão ligados ao revival da incrível cultura dos soundsystens. Diferente dos toasters (mcs ao estilo jamaicano) que são amparados pelos seletores (deejays ao estilo jamaicano), Protoje vem acompanhado de sua banda, chamada Indignattion. É neste ponto que toda a pompa pelo trabalho de Protoje é concebida, esta é sua carta na manga. Em performances memoráveis, o Dancehall, Dub e Roots Reggae é apresentado de forma direta, saindo de cada instrumento "ao vivo e a cores". O que digo é que o talento e o feeling de cada músico envolvido dá o teor especial ao coquetel. Poderia rimar sobre os mais furiosos riddims sem problema algum, mas prefere a soma de referências e experiências individuais, conseguindo, então, obter uma sonoridade robusta, rica e poderosa. Algo inerente, segundo minha tese, exclusivamente a artistas que têm na retaguarda a colaboração de suas bandas ou suas big-bands.

"Ancient Future", lançado agora (março de 2015) é o terceiro álbum de Protoje e sua facção. Depois de terem gravado com Ki-Mani Marley e terem entrado, por exemplo, na trilha de uma das rádios do Grand Theft Auto (GTA), chegam para marcar de vez seu espaço. O disco tem passagens e linhas variadas, usa de receitas da velha escola sem jamais perder a contemporaneidade. Destaque para a faixa "Who Knows" em parceria com Chronixx, outra "promessa jamaicana". Isso é Protoje e esta é minha tese, qual é a sua?


Dê o play, macaco!
"[2015] Ancient Future"
link alternativo: Torrent (ThePirateBay)

1. Protoje Feat. Mortimer - Protection - (4:31)
2. Protoje - Criminal - (3:52)
3. Protoje Feat. Chronixx - Who Knows - (3:26)
4. Protoje - All Will Have To Change - (5:19)
5. Protoje - Stylin' - (3:29)
6. Protoje Feat. Sevana - Love Gone Cold - (4:46)
7. Protoje Feat. Jesse Royal And Sevana - Sudden Flight - (3:37)
8. Protoje - Bubblin - (4:12)
9. Protoje - Answer To Your Name - (3:53)
10. Protoje - Who Can You Call - (3:49)
11. Protoje Feat. Kabaka Pyramid - The Flame - (5:02)

Acesse o site oficial! | Compre o álbum pelo iTunes!


 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.