TIPA é um duo francês de voz, teclado, guitarra e sintetizador de voz, que canta seus ácidos textos em francês com ritmo suingado e presença de palco teatral. TIPA foi criado em 2010, em Tóquio, por Camille Bertault e Antoine De Mena.
O TIPA já tocou na França, na Espanha e no Brasil, e está preparando uma nova série de shows na França, no Japão e no Brasil para divulgar o lançamento da Sony Music Francesa, o seu primeiro álbum, "100% COTTON".
Ela é vocalista, nascida em Paris, estudou piano, dança e canto na Escola Francesa de Música (French National Music School) e começou sua carreira como compositora, diretora e atriz em dois musicais infantis, apresentados em Paris. Enquanto estudava Jazz, Composição e Improvisação no Conservatório Musical de Paris (Musical Paris Conservatory), ela criou o TIPA, onde é acompanhada por Antoine De Mena, artista franco-espanhol nascido em Lyon (França) e criado em Barcelona (Espanha).
Ele aprendeu piano clássico na juventude e tornou-se guitarrista movido pela sua paixão por música brasileira e caribenha. Paralelamente ao trabalho realizado como performer e compositor no TIPA desde o início, Antoine também é ativamente envolvido com a produção de documentários.
Fiz algumas perguntas por email para o duo TIPA, respondidas de Paris pelo Antoine, já que Camille estava em New York, fazendo shows de seu disco solo.
Você e Camille já se conheciam artisticamente antes de formar o duo ou foi um encontro de almas e arte?
A gente não se conhecia. O namoro e a colaboração artística começou no mesmo momento.
TIPA tem algum significado?
O nome «TIPA» foi criado combinando TI (tigre) e PA (passarinho). Foram esses dois animais que achamos corresponder com nossos caracteres. E gostamos da sonoridade, simples e fácil de dizer em todos as línguas.
Porque o TIPA foi criado no Japão?
TIPA foi criado no Japão porque foi a primeira viagem, um road trip de um mês, que fizemos no princípio do nosso namoro. E fomos lá com um violão, com a intenção de fazer música juntos durante a viagem. E na verdade, foi muito eficaz, e graças a música fizemos com facilidade muitas amizades e conhecemos muitas pessoas. E no final da nossa viagem fizemos nosso primeiro show em Tokyo, com a presença de todos os amigos que a gente conheceu. Assim foi o começo do TIPA.
Qual a proposta artística do duo TIPA?
A proposta artística do duo TIPA e uma música sincera, alegre, que combina aspectos da música autoral francesa, do jazz e da MPB. E é uma musica 100% autoral, com textos e composições originais.
Quais são os temas das músicas que compõem o disco?
Os temas do álbum "100% Cotton" estão bem ligados com experiências de vida moderna, especialmente aquelas próprias de uma grande cidade como Paris. E na forma em que todo indivíduo lida pra poder sobreviver nela, tanto material como afetivamente.
O disco 100% Cotton do TIPA tem arranjos, mixagem, gravação e masterização por Martin Antiphon. Arranjos, mixagem e gravação por Florent Bobet. Baixo por Mathias Allamane. Projeto gráfico por Romolo D'Hipolito. Masterização por Pierre Luzy. Músicas de Antoine De Mena, Camille Bertault.
1. 100% Coton 2:34
2. Mon Ombre 3:06
3. Honk Kong 4:29
4. Moi Je 4:36
5. A Mon Psy 2:21
6. Manège 2:14
7. Caprice Pour Un Calice 3:06
8. Mort Aux Rats 5:04
>9. Apaisante Apesanteur 4:34
10. Pense A Ta Gueule 2:33
2. Mon Ombre 3:06
3. Honk Kong 4:29
4. Moi Je 4:36
5. A Mon Psy 2:21
6. Manège 2:14
7. Caprice Pour Un Calice 3:06
8. Mort Aux Rats 5:04
>9. Apaisante Apesanteur 4:34
10. Pense A Ta Gueule 2:33
Antonio Carlos Nicolau, 45, tem formação em TI, mas é produtor cultural.