HUGH MASEKELA: INTRODUCING HEDZOLEH SOUNDZ

wazagoo


Há um bom tempo venho bolando um post fiel às terras africanas, na verdade, um registro que ilustrasse bem a alquimia sociocultural da mãe África, e toda sua influência e importância ao longo da história. A música é capaz de mostrar muito, senão tudo. Feito! Mas o bendito disco deveria, então, suprir todos os pré-requisitos de um verdadeiro porta-estandarte da riqueza ancestral da África, o “berço da humanidade”. A responsa não é pouca, tampouco a sagacidade que deve trazer em seu cerne. Como forma de preito, aproveitando o clima pós-Copa do Mundo, indico confiante esta pepita sul-africana de valor ainda inestimável. Para que conheçam mais da África do Sul, além do som das temidas vuvuzelas!

Falo de Masekela, o bem-aventurado desbravador do jazz/funk sul-africano, que neste apresenta sob seus cuidados a banda Hedzoleh Soundz, de Ghana. Hugh Ramopolo Masekela, nascido na África do Sul em 1939, começou a flertar com a música quando ganhou um trompete de Dom Trevor Huddleston, padre de frente anti-apartheid. Frente em que arrancara apaixonados olhares do jovem Hugh. Por seu apreço e intimidade com a causa, Masekela foi exilado nos EUA no começo da década de 60, voltando a seu país apenas com o declínio do movimento separatista. E tal temporada na américa fez bem, o convenceu de que ele tinha algo a dizer, expressando suas experiências e aflições munido com o poder da música.

O disco “Introducing Hedzoleh Soundz” ostenta com sobra as exigências de um fiel representante. Foi gravado nos estúdios da EMI, na Nigéria, em 1973 - angariado e apoiado por Fela Kuti (outra peça que postarei em breve). O resultado é vibrante desde o primeiro segundo, carrega toda força do Afrobeat, a destreza indispensável a um bom Funk e a criatividade ritual veiculada ao Jazz. É sem dúvida a obra-prima de Hugh Masekela! Também esconde um grito, carrega um protesto, que pode ser exposto mesmo em faixas instrumentais. Como produtor e integrante, Masekela administra com a firmeza e a precisão de um arqueiro real, que confia em suas flechas, que não cogita o erro. Arriscou e acertou com técnicas e efeitos modernos, como os incansáveis delays e impecáveis vocais sobrepostos. Este é um som direcionado aos curiosos de plantão, aqueles que se pegam coçando o intelecto fronte novos ares musicais. Recomendar uma ou outra faixa seria um disparate, este tem que ser ouvido por completo. Curioso? Don't hold yourself, take the play, monkey!

"Este álbum, 'Introducing Hedzoleh Soundz', orquestrado por Hugh Masekela é simplesmente deslumbrante, sem dúvida o melhor álbum de jazz-fusion de origem africana de todos os tempos, e certamente o trabalho mais notável de Masekela. A musicalidade e criatividade nestes cortes preciosos são sem sombra de dúvidas incomparáveis!" ~David McDavitt exclama no blog AfroFunkForum


Dê o play, macaco!
"[1973] Introducing Hedzoleh Soundz"

1. Hugh Masekela - Languta (4:49)
2. Hugh Masekela - Kaa Ye Oya (4:37)
3. Hugh Masekela - Adade (4:12)
4. Hugh Masekela - Yei Baa Gbe Wolo (5:38)
5. Hugh Masekela - Patience (3:50)
6. Hugh Masekela - When (7:31)
7. Hugh Masekela - Nye Tamo Ame (5:23)
8. Hugh Masekela - Rekpete (3:47)

~integrantes:
Bass Guitar - Stanley Kwesi Todd
Congas - James Kwaku Morton , Nat "Leepuma" Hammond
Drums - Acheampong Welbeck
Engineer - Rik Pekkonen
Flute - Nat "Leepuma" Hammond
Guitar - Richard Neesai "Jagger" Botchway
Percussion - Isaac Asante , Samuel Nortey

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.